Mariana Cardoso

Natural de Seia, iniciou os seus estudos musicais em clarinete no Conservatório de Música de Seia. Em 2009, ingressa na Licenciatura em Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), na classe do Professor Carlos Piçarra Alves. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música – variante instrumento e classe de conjunto em 2015, na mesma instituição.

 

Participou em Masterclass com os professores Bruno Graça, Paulo Matias, Isabel Tavares, João Pedro Santos, António Saiote, Cândida Oliveira, Jesus Villa Rojo, Juan Ferrer, Alfonso Pineda, Antonio Parejo, Alexandro Parejo, entre outros. Integrou várias orquestras, tais como Orquestra da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Jovem Orquestra Portuguesa – OCPzero, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra de Sopros Piaget, Banda Sinfónica da Covilhã, nas quais trabalhou com diversos maestros, tais como Erik Janssen, Luís Cardoso, Francisco Ferreira, Paulo Martins, Daniel Ferrero Silvage, Carlos Amarelinho, Pedro Neves, Reinaldo Guerreiro, João Paulo Santos, Maurizio Dini Ciacci, Ernest Schelle, Luís Carvalho e Pedro Carneiro, entre outros.

 

Já organizou várias masterclass no âmbito da música, entre eles o Festival de Clarinete em Santar (Nelas), com o clarinetista convidado Pedro Ladeira.

Ministrou aulas de clarinete, classe de conjunto e formação musical em diversas academias. Atualmente, é docente no Conservatório de Música Terras de Santa Maria, Action Performing Arts Center e na Escola de Música da Banda Marcial do Vale. 

 

É membro fundador do Quinteto de Sopros do Vale.

“Onde há música não pode haver coisa má.”

Miguel de Cervantes