Cristiano Pinho

Nascido em 1995, natural do Vale, Santa Maria da Feira, iniciou os seus estudos musicais na Banda Marcial do Vale, aos 9 anos de idade onde foi aluno do professor Alcides Paiva. Em 2005, entrou para o Conservatório de Música de Fornos onde estudou até ao oitavo grau sob a tutoria da professora Martha Oliveira.

Em 2013, entrou para a Escola Profissional de Música de Espinho, na classe do professor Bernardo Silva. É licenciado pela Universidade de Aveiro na classe do professor Bernardo Silva, onde estudou até 2020. 

 

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Porto. Em 2017 participou no projeto “Cinematic Horn Ensemble”. Desde 2018 é reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras. Foi membro da Neue Philharmonie München nos anos de 2019 e 2020. 

 

Teve a oportunidade de trabalhar com várias orquestras como Estágio Gulbenkian para Orquestra, Neue Philharmonie München, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica das Beiras, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Instituto Politécnico do Porto, Orquestra do Distrito de Braga, Orquestra de Jazz de Espinho, Orquestra Circo do Coliseu do Porto e Art’ensemble, tendo a oportunidade de trabalhar com conceituados maestros como Jean Sébastien Béreau, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Joana Carneiro, Fuad Ibrahimov, entre outros. Participou em várias masterclasses com renomados trompistas da atualidade como Marie-Luise Neunecker, Javier Bonet, Froidys Ree Wekre, Vicent Zarzo, Will Sanders, Saar Berger, Fergus McWilliam, Stefan Dohr, Jose Sogorb, Ab Koster e muitos outros.

 

É membro fundador do Quinteto de Sopros do Vale.

“Põe um pouco de ti em cada nota que toques e todas as melodias que tocares serão únicas como tu.”

Cristiano Pinho