Andreia Pereira

Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1986. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo. Em 2001 iniciou o estudo do Oboé na Escola Profissional de Música de Espinho na classe do professor Aldo Salvetti e na disciplina de naipe com o prof. Nelson Alves, obtendo em 2004 o Diploma de 12º ano do curso de prática orquestral. Nessa mesma escola, ganhou o concurso para jovens solistas, tocando a solo com a Orquestra Clássica da Escola Profissional de Musica de Espinho.

 

Participou no II E III Estágio da Orquestra de Jovens de Águeda, no III estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música em 2004 e também no V estágio da Orquestra Aproarte em 2004 sob a direção do Maestro Ernest Shelle, interpretando como 2º oboé e corne inglês a “Sinfonia Fantástica” de Hector Berlioz. Nesse mesmo ano ingressou na Academia Nacional e Superior de Orquestra – Lisboa na classe da professora Sally Dean, tendo também aulas de excertos de orquestra com os professores Pedro Ribeiro e Hristo Kasmestky, terminando o seu curso de licenciatura em Instrumentista de Orquestra no ano, de 2008.

 

Participou nas masterclasses de Emmanuel Abhull, Alex Klein, Ricardo Lopes, Aldo Salvetti, Sally Dean, Kevin Vigneau, Paul Keiser e Thomas Indermuehle.

 

Como músico convidado colaborou com algumas orquestras como a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica ARMAB, Orquestra Filarmonía das Beiras, Orquestra Sinfónica da Povoa de Varzim, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, Orchestrutópica, Remix Ensemble, Toy Ensemble, trabalhando com os maestros Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Francisco Ferreira, Paulo Martins, Douglas Bostock, Claudio Scimone, Joana Carneiro, Michael Zilm, Marc Tardue, Peter Rundel, Christoph Konig, Martin Andre, Pedro Neves entre muitos outros. É membro fundador do Oboéfagote Ensemble.

 

Participou em alguns festivais, nomeadamente em Espinho, Vila Nova de Gaia, Estoril, Aberdeen (Escócia) e Belém do Pará, e fez digressões pelo Brasil, Escócia, Espanha, França e Bélgica.

 

Em 2007 obteve o 3º prémio oboé nível superior no Prémio Jovens Músicos promovido pela rádio Antena 2 assim como o 3º prémio na categoria oboé sénior no concurso “Terras de La Sallete” – Oliveira Azemeis realizado em 2008. Nesse mesmo ano ingressou na Hohcshule der Musik und Theater em Zurique – Suíça, na classe do Prof.Thomas Indermuehle. Paralelamente, ingressou no mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, tendo-o finalizado em Dezembro de 2013.

 

Orientou masterclasses no Conservatório de Música de Ourem e Fátima (2013), Festival Internacional de Música de Belém do Pará – Brasil – Master classe de oboé (2016), 9º, 10º e 11º  Festival Orquestra Nacional de Jovens – (2016),  II estágio de Orquestra de sopros de Vale Varosa – Tarouca (2017) e no 1º Masterclasse de Sopros e Percussão, realizado pela ARMAB (2019).

 

Neste momento leciona a classe de oboé no Conservatório de Música da Maia, no Conservatório de Música e Artes do Dão, Conservatório de Música Terras de Santa Maria e Curso de Música Silva Monteiro. Trabalha também como freelancer em algumas orquestras profissionais.

“A Música é o espelho da minha alma. Faz-me mostrar o que tenho de mais puro, faz-me chorar, faz-me arrepiar e até ficar sem fôlego. A música é a transparência do melhor de mim.”

Andreia Pereira