Ana Margarida Cardoso

Margarida Cardoso iniciou os seus estudos musicais nas Bandas de Seia e Gouveia. Depois de ingressar no Conservatório de Música de Seia, decidiu optar pelo ensino profissional concluindo o curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, na Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), com aquele que viria a ser o livro O Oboísta e a Palheta Dupla. Seguiu-se a licenciatura em Ciências Musicais na NOVAFCSH e o Mestrado em Ensino de História da Música, na Universidade de Aveiro (UA). 

É doutoranda em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro, membro do INET-md da mesma universidade e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É autora de várias publicações dentro dos estudos sobre o estatuto profissional dos músicos durante o Estado Novo e as suas ligações com as bandas filarmónicas. Organiza vários eventos académicos e não-académicos, é membro da Associação de Arte e Imagem de Seia e Vice-Presidente da Associação Patrimónios da Estrela.

“O fazer música é um ato expressivo, promotor de coesão e identificação entre as pessoas mas pode ser também, e acima de tudo, transformador.”

Ana Margarida Cardoso